(48) 9 9999-6561 Whatsapp

Vale do Rio Tijucas sedia encontro do Fórum Parlamentar Catarinense e representantes dos governos municipais, da região, Estadual e Federal

22/05/2020 às 10h29 - Atualizado em 22/05/2020 às 16h21

Por Sidnei Miranda, com informações da Prefeitura de São João Batista

Intuito da audiência foi debater soluções para os problemas relacionados a pandemia do novo coronavírus 


São João Batista sediou nesta quinta, 21, uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, composto pelos 16 deputados federais e pelos três senados do estado. Em pauta, as reivindicações do setor calçadista para reduzir os impactos econômicos decorrentes da pandemia do coronavírus e projetar a retomada da indústria do município.

Detentora do título de Capital Catarinense do Calçado, a economia da cidade tem no setor o seu principal alicerce e, desde o início das medidas de distanciamento social no país e no mundo, tem acumulado grandes prejuízos. Como resultado, de acordo com estimativas do polo calçadista local, mais de 2,9 mil trabalhadores foram dispensados desde a metade de março e a produção caiu em torno de 70%.

O prefeito Daniel Netto Cândido apresentou, durante a reunião, realizada no Centro Cultural Batistense, as principais reivindicações do setor. Entre elas, a suspensão do pagamento dos tributos federais durante a pandemia, a postergação dos vencimentos de empréstimos/financiamentos junto aos bancos públicos, a criação de uma linha de crédito para capital de giro das empresas e a alteração do Reintegra para o seu teto de 5%. Também foi solicitada a ampliação da desoneração das folhas de pagamento e a prorrogação da validade das medidas que permitem a suspensão de contratos de trabalho ou a redução das jornadas de trabalho.

Coordenador do Fórum, o deputado federal Daniel Freitas afirmou que os parlamentares catarinenses estão comprometidos em encontrar alternativas e são parceiros em apoiar as demandas do município junto ao governo federal. Ele destacou ainda que São João Batista que, até o momento, contabiliza apenas um caso confirmado de Covid-19, simboliza o cenário atual vivenciado no Brasil, em que a crise vai muito além das questões sanitárias.

Realizada atendendo a todos os protocolos de distanciamento social, a reunião contou com a presença também dos deputados federais Rogério Peninha Mendonça e Darci de Matos, além da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, e do deputado estadual Altair Silva, presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Setores Calçadistas e de Componentes para Calçados da Alesc. O governador Carlos Moisés participou por videoconferência.

Outros parlamentares componentes do Fórum e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Júlio Garcia, também participaram de forma remota da reunião. Assim como o Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Jorge Luiz Kormann, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys.

“Novas medidas voltadas à abertura de crédito estão sendo implementadas agora e terão reflexos nas próximas semanas. No entanto, estamos abertos ao diálogo com os setores que não forem atendidos por estas medidas transversais”, destacou o representante do Ministério da Economia.

Disponível na Appstore Disponível no Google Play

Ouça no seu smartphone

© Copyright 2005-2020 - Rádio Vale - Todos os direitos reservados