(48) 9 9999-6561 Whatsapp

Saídas da Ponte Hercílio Luz deverão ser adaptadas para tráfego de pedestres, ciclistas e veículos

21/06/2019 às 09h08 - Atualizado em 21/06/2019 às 09h11

Por Paulinho K

 Um projeto da prefeitura de Florianópolis quer adaptar as duas saídas da Ponte Hercílio Luz para o tráfego de pedestres, ciclistas e veículos. A licitação da primeira fase da obra nas cabeceiras da estrutura deve ser lançada na semana que vem. O custo orçado é de R$ 4 milhões. A estrutura passa por restauração.

"A gente vai ter toda uma ciclovia ao redor do Parque da Luz, melhorias nos passeios, tornando eles mais acessíveis, mais adequados a todos, e a faixa toda vai ser no mesmo nível dos passeios. Então isso vai humanizar bastante, garantir a operação viária, e integrar fundamentalmente as pessoas, que é o objetivo da mobilidade", disse o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Michel Mittmann.

O projeto total pode ter até cinco etapas e a licitação que deve ser lançada na semana que vem é só a primeira. A finalização dessa primeira fase vai deixar todos os acessos prontos para a reabertura da ponte, que está prevista para o final do ano.

Nos primeiros dias, apenas pedestres e ciclistas vão poder cruzar a Hercílio Luz, depois vêm os ônibus. E a prioridade vai ser mesmo o transporte público.

Neste primeiro momento a prefeitura quer colocar 16 linhas no trajeto da ponte. A ideia é acompanhar o comportamento do trânsito pra, aos poucos, aumentar esse número e até incluir carros de compartilhamento. Para isso deve ser criado um grupo técnico de monitoramento.

Quem mora nos arredores da cabeceira continental olha preocupado pra essa mudança no trânsito. O presidente da Associação dos Amigos do Estreito alerta pras condições do viaduto presidente Kennedy.

"Esse viaduto está preocupando a comunidade pela situação dele. Você pode verificar que a dilatação superficial já tomou conta do viaduto. Tem partes mais baixas e partes mais altas no piso. Então isso realmente deixa a população preocupada do que possa acontecer no futuro", disse Edio Fernandes.

A remodelação do viaduto está incluída na licitação que a prefeitura vai lançar. As obras devem acontecer ao mesmo tempo nos dois lados da ponte.

"O viaduto é parte da primeira etapa, vai ser todo melhorado nesse sentido. A questão de cargas foram avaliadas, estão inclusas no projeto, mas ele fundamentalmente vai ser humanizado, como também parte de acesso, de bicicletas, pedestres, ônibus turísticos à ponte e a circulação de transporte coletivo também ", afirmou o secretário.

Prefeitura de Florianópolis lança licitação para obras na próxima semana. — Foto: Reprodução/NSC TV

 

Ponte Hercílio Luz
O tráfego da estrutura deverá ser reaberto no dia 30 de dezembro deste ano. O valor total da obra, iniciada em 2008 e interrompida em mais de uma ocasião, já passa dos R$ 360.606.007,23.

A Hercílio Luz foi liberada para o trânsito em maio de 1926. A estrutura tem 821 metros, formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,5 metros, e da Ilha, com 259 metros, e pelo vão central pênsil com extensão de 339,5 metros.

A altura das torres principais é de 74,21 metros e a altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 metros. A estrutura de aço tem peso aproximado de 5 mil toneladas.

A ponte está interditada desde 1991 por má conservação e, nos anos seguintes, passou por manutenção. O primeiro contrato de recuperação foi assinado em 2006. Desde então, outras empresas assumiram, mas acabaram abandonando a restauração.

Fonte: G1/ Foto: Reprodução/NSC TV

Disponível na Appstore Disponível no Google Play

Ouça no seu smartphone

© Copyright 2005-2019 - Rádio Vale - Todos os direitos reservados