(48) 9 9999-6561 Whatsapp

Para conter avanço da covid-19, São João Batista proíbe até consumo de bebidas alcoólicas em bares da cidade

09/06/2020 às 17h07 - Atualizado em 09/06/2020 às 17h11

Por Sidnei Miranda, com informações da Prefeitura de SJB

Com o crescente números de casos confirmados, no município, novas restrições e ações de controle da doença entram em vigor a partir desta terça, 09.

Novas medidas para a prevenção da covid-19, foram elencadas através de uma nova portaria (03/2020 - a íntegra pode ser conferida no site www.sjbatista.sc.gov.br), da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, nesta terça-feira, 09 de junho.

Entre elas, está a proibição da prática de quaisquer tipos de jogos (como bocha, sinuca, carteado, etc) em bares, assim como a permanência exclusiva para confraternizações e consumo de bebidas alcoólicas nestes estabelecimentos. Também fica restrita para até 10 pessoas a realização de festas particulares, de família e/ou de amigos.

A portaria determina ainda que mercados, com capacidade de atendimento superior a 50 pessoas, utilizem termômetros digitais de testa sem contato para a medição da temperatura corporal dos clientes. Quem for testado com 37,8° ou mais deverá ser orientado a procurar o Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratórios (localizado junto à UBS Centro) ou o Hospital Monsenhor José Locks.

O descumprimento das determinações poderá implicar em infração sanitária, prevista na Lei Municipal 2428/2001, estando sujeito a advertência, multa, interdição parcial ou total e, até, cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento. A fiscalização será exercida pela equipe de Vigilância Sanitária do município, reforçada por servidores designados para esta finalidade.

Precisamos que todos colaborem e assumam as devidas responsabilidades para superarmos as dificuldades e evitarmos uma nova suspensão das atividades logo adiante”, salienta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Outras medidas de controle

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que as demais medidas para o funcionamento de estabelecimentos, já previstas em decretos estaduais e municipais, seguem em vigência. Entre elas, a restrição do atendimento a 50% da capacidade (30% em caso de eventos religiosos), uso de máscaras por todas as pessoas, distanciamento pessoal mínimo de 1,5 metro, disponibilização de álcool gel 70% e aparato para higienização mãos na entrada dos estabelecimentos, higienização dos equipamentos, cadeiras, mesas, e demais utensílios, com álcool 70%, antes e depois do uso individual e manutenção dos locais com o máximo da ventilação possível.

Disponível na Appstore Disponível no Google Play

Ouça no seu smartphone

© Copyright 2005-2020 - Rádio Vale - Todos os direitos reservados