(48) 9 9999-6561 Whatsapp

Microchips serão implantados em animais adotados em feiras

24/01/2019 às 08h30 - Atualizado em 24/01/2019 às 09h19

Por Paulinho K

 A Prefeitura de Tijucas, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, vai adquirir microchips para controlar a população de animais de pequeno porte abandonados na cidade. Inicialmente, serão 500 unidades para serem instaladas em cachorros e gatos adotados em feiras por moradores do município.

Com a instalação dos microchips é possível identificar os donos dos animais, em casos de abandono. A medida tem o objetivo de reduzir a quantidade de abandono animal, prevenir os maus-tratos e possibilitar maior controle de zoonoses. No aparelho ficam registrados o nome, CPF e endereço do responsável, se o animal é castrado e quais vacinas recebeu. O equipamento, que tem o tamanho de um grão de arroz, será implantado pela equipe de veterinária da Secretaria de Agricultura.

Além da implantação dos chips, uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente vai trabalhar a conscientização sobre a problemática do abandono de animais. A intenção é de que sejam realizadas palestras educativas em escolas do município.

“Este é um tema que preocupa a todos. O abandono de animais é um exemplo de maus tratos que não pode ser admitido e, além de tudo, eles podem ser causadores de doenças, trazendo problemas para a saúde pública”, comenta o Prefeito Eloi Mariano Rocha.

De acordo com o Secretário José Leal Silva Junior, os trâmites para fazer a compra dos equipamentos já estão sendo feitos e eles devem ser adquiridos em breve.

Parceria com associações de proteção aos animais

Os microchips serão implantados nos animais após sua adoção em feiras coordenadas por instituições de proteção aos animais do município. Por isso, Prefeitura e associações devem estabelecer parceria para viabilizar o projeto. O planejamento é que Administração Municipal faça um repasse de recursos à associação devidamente regularizada no município.

Foto: Divulgação

Disponível na Appstore Disponível no Google Play

Ouça no seu smartphone

© Copyright 2005-2019 - Rádio Vale - Todos os direitos reservados