(48) 9 9999-6561 Whatsapp

Grupo de 28 bombeiros voluntários de SC está em Brumadinho para auxiliar nas buscas

28/01/2019 às 08h20 - Atualizado em 28/01/2019 às 08h30

Por Paulinho K

 O grupo de 28 bombeiros voluntários de Santa Catarina já está em Brumadinho (MG). Eles chegaram por volta das 15h20 deste domingo (27), após percorrerem 1.100 quilômetros entre Indaial, no Vale do Itajaí, e a cidade mineira. Foram 24 horas de estrada, com paradas apenas para abastecimentos e alimentação. Eles devem começar a auxiliar nas buscas a partir desta segunda-feira (28).
Os representantes do CBV (Corpo de Bombeiros Voluntários) se apresentaram ao comando das operações para saber para qual área deverão se deslocar. O grupo deve atuar em conjunto com a Associação de Bombeiros e Equipes de Resgate Voluntários de Minas Gerais. A previsão é que eles retornem a Santa Catarina após uma semana de trabalho.
O grupo é composto por Bombeiros Voluntários de Indaial, Balneário Camboriú, Ibirama, Ilhota, São João do Itaperiú, Itaiópolis e Balneário Barra do Sul. A equipe de Indaial é experiente neste tipo de neste tipo de ação. Eles já atuaram em resgates na tragédia do Morro do Baú, em 2008, no Haiti, após um terremoto, e também em Teresópolis (RJ), após deslizamento de terra em 2011.
Durante a viagem, o grupo não conseguiu isenção de pedágio para os seis veículos ao passar pela cidade de Campina Grande do Sul (PR). O chefe da missão, comandante Vinoto, gravou um vídeo reclamando da situação. “É uma pena. Um esforço gigantesco. Todos os integrantes da equipe são voluntários”, destacou.
Em nota, Arteris Régis Bittencourt informou que lamenta o episódio, mas que o procedimento adotado pelos funcionários estava correto. Segundo o comunicado, os carros de bombeiro civil não tinham placas branca, azul ou preta, o que caracteriza um veículo oficial. Em outro ponto da nota, a concessionária explicou que um e-mail ou ofício informando que os veículos estavam indo em missão humanitária para Brumadinho teria evitado o problema.

Por Everton Paloro - Notícias do Dia/ Foto: CBV/Divulgação/ND

Disponível na Appstore Disponível no Google Play

Ouça no seu smartphone

© Copyright 2005-2019 - Rádio Vale - Todos os direitos reservados