(48) 9 9999-6561 Whatsapp

Canal de usina hidrelétrica particular rompe e alaga propriedade em Taió

25/02/2019 às 08h21 - Atualizado em 25/02/2019 às 10h01

Por Paulinho K

 Um canal de uma usina hidrelétrica particular rompeu no sábado (23) e atingiu uma casa e benfeitorias em uma comunidade do interior de Taió, no Vale do Itajaí. Não houve feridos, segundo a Defesa Civil Estadual. Neste domingo (24), a Defesa Civil municipal fez uma vistoria no local.

O rompimento foi registrado por volta das 11h na localidade de Passo Manso, comunidade de Ribeirão das Pedras. O Corpo de Bombeiros de Rio do Sul e Defesa Civil fizeram o atendimento aos moradores.

De acordo com a prefeitura, um dos moradores ouviu o estouro causado pelo rompimento da parede do canal e avisou os outros quatro residentes. A casa inundou por cerca de 1,5 metros. A água baixou em 30 minutos após o ocorrido.

Canal de concreto rompeu em Taió — Foto: Defesa Civil/Divulgação

 

A Defesa Civil estadual informou que o canal de concreto que faz o desvio de parte da água do Rio Itajaí do Oeste para a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rudolf Heidrich rompeu, com isso, a água invadiu a propriedade causando danos.

O canal tem cerca de 4 km de extensão e estava operando com 100% da capacidade de inundação quando houve o rompimento, de acordo com a prefeitura.

A empresa Heidrich & Heidrich Ltda disse por nota que vai dar assistência e que contratou especialistas pra identificar o que provocou o rompimento.
Os moradores contabilizaram, entre os prejuízos, maquinário, trator, um automóvel, uma motocicleta, móveis e eletrodomésticos. Aves morreram e alimentos para os humanos e animais foram perdidos.

A Defesa Civil disse que vai comunicar o rompimento à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão responsável pela fiscalização de estruturas de produção de energia. De acordo com a prefeitura, o canal era acompanhado desde outubro de 2018.

Casa chegou a alagar em Taió com rompimento de barragem — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Por G1-SC

Disponível na Appstore Disponível no Google Play

Ouça no seu smartphone

© Copyright 2005-2019 - Rádio Vale - Todos os direitos reservados