(48) 9 9999-6561 Whatsapp

Atenção: Alertas falsos do tempo circulam nas redes sociais

31/01/2019 às 17h15 - Atualizado em 31/01/2019 às 17h22

Por Paulinho K

 Esta circulando nas redes sociais 3 tipos de mensagens com alertas sobre condições meteorológicas extremas em Santa Catarina. TODAS SÃO FALSAS.

O primeiro alerta que começou a circular pelas redes, isso lá na terça-feira, foi sobre uma possível onda de calor em fevereiro e que a mídia não quer divulgar pra não assustar a população. Além disso, o alerta ainda dizia que Fevereiro não teria nenhum dia com chuva aqui no estado. Fake news. Mentira. Não temos nenhum alerta desse tipo., e fevereiro terá chuva dentro do normal para a época do ano.

Uma segunda informação, começou a ganhar compartilhamentos nas redes sociais ao longo da quarta-feira. É um áudio, e nós transcrevemos um pedaço dele na imagem abaixo. Veja que ele fala sobre um ciclone extratropical que viraria um furacão e avançaria para Santa Catarina. Outra mentira. Não há previsão de ciclone entre esta sexta-feira e o sábado, e também não há previsão nenhum furacão nos próximos dias em Santa Catarina. Aproveito para lembrar que o Brasil está numa parte do Globo onde é praticamente impossível termos furacões, a única exceção foi o Catarina em 2004.

 

O terceiro alerta, via mensagens nas redes sociais, segue um pedaço do texto na imagem abaixo, remete sobre um calorão provocado por conta do Equinócio. Falso também! Equinócio é o momento de transição entre duas estações do ano, ou seja, o próximo equinócio será no dia 20 de março quando termina o verão e começa o outono. Mesmo assim, nenhum equinócio é responsável por temperaturas de 40°C como estavam anunciando. Ele apenas quer dizer o momento em que o Sol corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração.

Por: Bianca Souza/ Leandro Puchalski/ Foto: Thiago Kaue/NSC TV

Disponível na Appstore Disponível no Google Play

Ouça no seu smartphone

© Copyright 2005-2019 - Rádio Vale - Todos os direitos reservados